O regulamento divulgado pela FBVA tem como principal objetivo estabelecer critérios gerais de participação, considerando que os Clubes-Anfitriões que vão liderar as provas possuem experiências particulares, podendo, assim, estabelecer os detalhes que lhes convier, seguindo as diretrizes. Porém, para manter um padrão igualitário nas diversas etapas do Campeonato, que recebe a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), algumas regras gerais serão comuns às quatro provas, principalmente no que diz respeito à originalidade dos veículos e às categorias que serão aceitas para competição, de forma a poder definir as classificações finais para o piloto e navegador por categoria estabelecida.

Cada etapa do CBR contará com um Comitê-Técnico, indicado pelo clube anfitrião, com a participação de, pelo menos, um membro da FBVA e de pelo menos três e no máximo cinco integrantes, podendo ou não estes serem componentes do clube anfitrião. O comitê terá como competências: deferir ou não a inscrição de competidores; indicar em qual categoria cada veículo será enquadrado; indicar a respectiva média horária mínima de cada carro na prova; aprovar o trabalho realizado com a Equipe de Campo; deliberar em conjunto com o Diretor de Prova eventuais questões do regulamento, bem como incidentes ocorridos no curso da prova, incluindo também questões de admissibilidade à prova.

Algumas categorias de veículos não serão aceitas. São elas: peruas; pick ups; jeeps; furgões; off-roads; veículos modificados (hot`s). Já aqueles que não se encontram nas categorias vetadas, podem participar livremente, desde que se enquadrem nos critérios utilizados pela Federação Internacional de Veículos Antigos de divisão de categorias. Tais medidas firmam regras de participação universal, que facilita o intercâmbio de participantes no Brasil e no exterior.

Os veículos admitidos a participar do CBR serão classificados nas seguintes categorias:

Categoria D – Fabricados até 31.12.1945
Categoria E – Fabricados de 01.01.1946 até 31.12.1960
Categoria F – Fabricados de 01.01.1961 até 31.12.1970
Categoria G – Fabricados de 01.01.1971 até 31.12.1980
Categoria H – Fabricados de 01.01.1981 até 31.12.1990

Os antigomibilistas que estiverem interessados em participar do CBR precisam ficar atentos. Na categoria H, somente os veículos fabricados até 1981 poderão participar, pontuando no CBR, segundo o regulamento.

As provas de regularidade serão precedidas por um briefing, no qual as regras serão esclarecidas e os aspectos de segurança alertados. Será, também, distribuído um livro de bordo aos participantes com indicação de percursos, distâncias, tempos, obstáculos e trechos perigosos, juntamente com os adesivos necessários.

A classificação final, tanto para efeito da etapa do Campeonato Brasileiro como da prova local do Clube Anfitrião, consistirá na soma dos pontos ganhos e perdidos durante a prova. As pontuações serão as seguintes:


CLASSIFICAÇÃO        PONTUAÇÃO       
   1º Lugar                   20 pontos       
   2º Lugar                   16 pontos       
   3º Lugar                   14 pontos       
   4º Lugar                   12 pontos       
   5º Lugar                   10 pontos       
   6º Lugar                    8 pontos       
   7º Lugar                    6 pontos       
   8º Lugar                    5 pontos       
   9º Lugar                    4 pontos       
  10º Lugar                   3 pontos    


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